sexta-feira, 27 de abril de 2012

Guião: check!


GUIÃO DO JORNAL

(música de início do telejornal)

PP: Boa noite, eu sou a Joana Noronha e este é o Jornal Bestial. Como sabem o mundo esta virado de pernas para o ar! A CRISE É O TEMA FAVORITO DOS PORTUGUESES!  Um dos grandes alvos das consequências deste assunto, são o nosso futuro: os adolescentes. E por isso, fomos bater à porta de vários adolescentes, aleatoriamente escolhidos, para nos contarem um pouco do seu quotidiano perante este panorama: A CRISE DE 2012!!!!!!!!!!


(capaz da reportagem)

(imagem da PP ao lado da PS)



PP: Boa noite Leonor! Como está o tempo por ai? (a achar piada)

PS: Boa noite Joana! O tempo por aqui está como está (sorridente). BOM, tenho aqui ao meu lado a nossa jovem protagonista desta Reportagem, Matilde Corte-Real.

PP: Deixo-te então com a tua Reportagem.





(REPORTAGEM) música, pequena introdução

PS: Bom dia, estamos no Lumiar para conhecer e acompanhar o quotidiano de uma adolescente. Venha connosco.

(Chegada a casa da C.L e bater à porta)

P.S – Vamos ver então se ela já está pronta? (sorridente)

(C.L abre a porta)

C.L – Olá!

P.S - Ora viva! Está pronta?

C.L – Sim, preparadíssima! Vamos?!

P.S – Vai de escadas!

(C.L entra no elevador com uma vizinha ao lado)

C.L – Bom dia! Então pelos vistos já gosta mais de coelhos!

P.S – Bom dia Querida. Decidi mudar o meu estilo de vida!


C.L – Faz bem! Faz bem!

(Ao pé da bicicleta)

C.L – Ah, eu começo os meus dias assim! Vou de bicicleta para todo o lado, isto porque o passe de transportes aumentou e eu achei que não valia a pena o dinheiro que se gastava. Assim, faço exercício e não gasto dinheiro!

P.S – Muito bem, então vamos lá!


(Ida para a escola)

(Falam no passeio de bicicleta até chegarem à escola)

(CL prende a bicicleta)

CL- Bem, agora tenho de ir para as aulas. Mas há um grupo de amigos que tem um furo agora, portanto pode-lhes ir entrevistando.

PS- OK, obrigada! Até já, boas aulas!

(PS faz a entrevista a alguns alunos)

QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS

1-      Como costumas vir para a escola?

2-      Quanto tempo demoras?

3-      Tens passe de autocarro/metro?

4-      A crise influenciou alguma coisa na tua rotina? (transportes, refeições, etc.)

5-      Se sim, como reagiste?

6-      Tens mesada/semanada? Se não for indiscrição, quanto por mês/semana?

7-      Esse dinheiro inclui o passe de transportes, carregamentos de telemóvel, etc.?

8-      Quando vais sair à noite, gastas desse dinheiro?

9-      Costumas ir muitas vezes às compras para roupa?

10-   Se sim, quem costuma pagar, tu ou os teus pais?

PS – Com todas estas respostas, concluímos que …. (Conclusão dos questionários).

C.L – Já não tenho mais aulas por hoje, vamos embora?

PS – Sim sim, por aqui esta tudo! Agradeço a sua atenção e colaboração para esta entrevista

C.L – Foi um prazer! Adeus

P.S – REPORTAGEM CRISE! IMAGEM DE PATRÍCIA CALIXTO, PATRÍCIA SANTOS E CATARINA LINO.  JORNAL BESTIAL. LEONOR ALBUQUERQUE.


Tarefas

Filmagem – Catarina Lino, Patrícia Santos, Patrícia Calixto

Montagem do Filme – Catarina Lino, Patrícia Santos, Patrícia Calixto

Vestuário – Catarina Lino

Maquilhagem e Cabelo – Patrícia Santos e Patrícia Calixto

Guião – Catarina Lino, Patrícia Santos, Patrícia Calixto



Acessórios

Catarina Lino – Bicicleta; Roupa (Normal); Mala/Mochila;

Patrícia Santos – Bicicleta, Alvin, Microfone, Roupa (Vizinha – Blazer, leggins; Entrevistadora – Normal para o bem vestido);

Patrícia Calixto – Roupa (BEM VESTIDA); Cartões/folhas (com a informação); Copo de água; Estúdio;


Locais de Filmagem

Estúdio – Escola (Corredor da sala de OMb);

Casa da Adolescente – Casa da Catarina Lino e Elevador;

Escola – Escola Vergílio Ferreira;


Filmagens

Inicio das gravações – Segunda-Feira (30 de Abril);

Fim das Gravações – é quando for! (Indefinido);

As gravações serão filmadas durante aulas/intervalos e horas de almoço.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

26 de Abril de 2012, Quinta-feira

Olá caros colegas e professora!


Hoje terminámos o nosso guião, juntamente com os questionários que iremos realizar na nossa reportagem aos alunos da escola. Trabalhámos no Word mas vamos tentar publicar aqui.
Segunda-feira já temos tudo planeado, vamos almoçar a minha casa porque sou a Matilde Corte-Real e sou a rapariga a ser entrevistada, portanto tem que ser feito o caminho de minha casa à escola. Vamos mais cedo para a escola (antes da aula de OMb) para fazer o tal questionário aos alunos e filmá-los.
Na aula iremos fazer a gravação da Joana Noronha (Patrícia Pires), que é jornalista. Será feita numa das mesas da escola e é a abertura do filme... Se tudo correr bem teremos quase todas as gravações feitas na segunda e vamos começar a montar o video.

Beijinhos, até à próxima!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Papéis ESCOLHIIIIDOOOOOS

Jornalista de Mesa do Canal de Informação - Joana Noronha (Patrícia Calixto);
Jornalista da Reportagem (fora do estúdio) - Leonor Albuquerque (Patrícia Santos);
Adolescente Entrevistada - Matilde Corte-Real (Catarina Lino);
Camara-man - TODAAAS!

1ºPARTE:
Música de introdução ao Canal de Informação (por definir);
Apresentação do Jornal Nacional com a jornalista Joana Noronha;

A Emissão passa para o exterior com a jornalista Leonor Albuquerque, que apresenta o tema da reportagem. Ao seu lado tem a adolecente entrevistada Matilde Corte-Real, rapariga de 18 anos, que vai mostrar-nos o seu dia.

2ºPARTE:
Chegada a escola, a jornalista vai entrevistar vários alunos (amigos da rapariga ou apenas alunos da escola) à cerca do tema da Reportagem ('A vida dos adolescentes nos tempos de crise').

3ºPARTE:
Percurso de regresso a casa da adolecente e fim da Reportagem.

P.S - NA PRÓXIMA AULA IREMOS PUBLICAR UM ESBOÇO DO NOSSO GUIÃO , pois está a ser construido.

Escrito por todos os elementos do grupo

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Correção - Canal De Informação

Chegamos ao fim da aula e decidimos que afinal seria um Canal de Informação e não um Documentário..

Vamos basearmo-nos na Vida/Rotina de um(a) adolecente, e quando este chegar a escola iremos entrevistar vários(as) adolecentes como perguntas relacionadas com o tema..

Na próxima aula daremos mais informações

Documentário - é o tema escolhido

Proposta de subtema: estilista nova no mercado; ciclismo - pessoas que preferem o desporto à poluição; a vida/rotina de um adolescente perante um panorama de crise; cinema; álcool e drogas........


Com estas hipóteses, nesta aula decidimos conjugar dois dos subtemas que referimos: ciclismo - pessoas que preferem o desporto à poluição; a vida/rotina de um adolescente perante um panorama de crise. Achamos que um completa o outro e iremos mostrar mais tarde.
A ideia planeada é fazer uma espécie de Jornal Nacional em que todas nós participamos, duas como jornalistas e outra como a adolescente analisada.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

2º AULA

Amigos e professora!!!! Hoje o nosso grupo (Catarina Lino, Patrícia Pires e Patrícia Santos) teve uma ideia para começar o trabalho, alias a Patrícia Santos sugeriu a ideia e já estamos muito entusiasmadas para começar!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aula de Multimédia

Nesta aula conversamos sobre os trabalhamos que iremos realizar e criamos todos um blog para publicarmos o que fazemos ao longo das aulas